PNL – PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA

Desenvolvida por Richard Bandler e John Grinder, a Programação Neurolinguística (PNL) é uma tecnologia que estuda a estrutura da experiência subjetiva, capaz de entender o modelo de como nos comunicamos com nós mesmos e com os outros. Este modelo explica como processamos as informações que recebemos através dos nossos sentidos. A principal afirmação em PNL é que “o mapa não é o território” e, assim, as representações internas que fazemos de um evento fora não são necessariamente o próprio evento.

A PNL estuda como o cérebro e a mente funcionam, como criamos nossos pensamentos, sentimentos, estados emocionais e comportamentos e como podemos direcionar e otimizar esses processos. Em outras palavras, ela estuda como o ser humano funciona e como ele pode escolher a maneira que quer funcionar.

Ela estuda como se processa o pensamento. Pensar é usar os sentimentos internamente. Pensamos vendo imagens internas, ouvindo sons ou falando internamente e tendo sensações. Também estuda a influência da linguagem que, embora seja produto do sistema nervoso, ativa, direciona e estimula o cérebro, bem como é a maneira mais eficaz de ativar o sistema nervoso de outras pessoas, facilitando a comunicação.

A PNL, portanto, possibilita reprogramar sua maneira de pensar para que sua forma de interagir perante determinadas situações seja mais eficaz, promovendo um novo comportamento mais adequado.