Superação e resiliência
Qual sua reação quando algo não sai como esperado? Você se desespera, desanima, chora, reclama, amaldiçoa, desiste…? Qual sua postura perante as decepções? O que é decepção para você?
A maneira como interpretamos e encaramos os acontecimentos fazem toda diferença. Quando não se ergue a cabeça não se “enxerga o horizonte” e certamente a solução não está no chão, portanto, olhar para baixo e se vitimizar não soluciona o problema, pelo contrário, nos limita e nos paralisa.
Perante uma situação adversa nossa escolha de postura é que vai nos alavancar e fortalecer ou nos desmotivar.
Uma postura otimista e perseverante sempre encara desafios e não obstáculos. É realista em sua essência, pois, assume a possibilidade do erro ou falha, mas nunca reconhece o fracasso, pois identifica que sempre e em tudo que fizer haverá um aprendizado. E o principal, não desiste, porque reconhece que existem outras maneiras de se fazer e a que adotou pode não ter sido a mais eficaz naquele momento.
Ter maturidade de identificar possíveis possibilidades e reconhecer que em toda caminhada existe um aprendizado necessário para chegar onde se deseja, nos dá consciência para assumir daqui para a frente a escolha da melhor estratégia.
Quando se decide reagir de maneira negativa a decepção de antemão transfere o foco para o problema e não para a solução. Dá espaço para o medo, para a ansiedade, angústia e intensifica nossas limitações.
Lembre-se que grandes ícones de nossa sociedade não conseguiram seu sucesso de primeira, nem de segunda, talvez nem de terceira. A diferença é que reconheciam a possibilidade de vitória, então, mantiveram sua resiliência e perseverança. Preferiram desafiar-se e superar-se ao invés de lamentar ou desistir.
E você? Como você reage perante as decepções? Que postura decide adotar daqui para frente?
Quando aprendemos a valorizar a caminhada não é somente a conquista que passa a valer a pena. Pense nisso!
“Autora: Daniela Duci”